
Imaginem, um mês com 12 concorrentes dentro da academia. As primeiras duas semanas iriam servir para formação vocal, tal como acontece hoje com a OT. Na terceira semana seriam entregues as 12 músicas, uma para cada um dos formandos, que deveriam ser treinadas, trabalhadas e, por fim, apresentadas no grande "Festival RTP da Canção", que decorreria como antigamente. No final, durante meia-hora, o público votaria e os resultados dados por um representate de cada capital de distrito como era habitual. Até lhe poderiamos chamar "Festival RTP da Canção para o Triunfo na Eurovisão". (lol)
A sério, a princípio a ideia pode parecer disparatada, mas olhando bem até tem por onde se pegue... Mas não passa disso mesmo, uma ideia...
5 comentários:
Ora essa ideia parece-me exactamente a "Operação Triunfo"... hehehe :) E todos sabemos onde isso nos levou.
E a principal falha da ideia (que até é interessante) é que se volta a pôr na tónica nos cantores e não nas canções. GRANDE ERRO. É o erro que a RTP cometeu em 2003 e 2004.
O EuroFestival é da "Canção" e não de "Cantores". De que adianta encontrar vozes boas (gente a cantar bem há aos pontapés, qualquer dia até saem em pacotes de cereais...), se depois não se atraem compositores e autores (aliás, ninguém ser compositor/autor em Portugal... dá muito trabalho, não dá muito dinheiro, não se aparece nas revistas, não se tem a viagem paga à Eurovisão).
Todos estes formatos de novas vozes (como a OT) em que os autores são forçados a escrever canções para alguém já escolhido é um E-R-R-O colossal. Que autores querem criar uma canção se não podem sequer escolher quem a canta?
A aposta passa sim pelo regresso ao velho Festival, em que os autores convidam o cantor/grupo que querem para a canção. Enquanto este direito for negado aos autores, eles acabarão por fugir totalmente da Eurovisão, ou emigrarão para outros países (como este ano, em que autores portugueses tinham uma canção no festival da... Lituânia!)...
Cumprimentos!!
Falta de patriotismo??? Ou falta de oportunidades???
Já a mim me parecera que limitarem a escolha popular através da OT a três canções era tirar a oportunidade do confronto público a tantas outras que lá se terão apresentado (quando conseguem entrar, que essa é outra história!)...
...CANÇÕES?...CANTORES?... a eurovisão dos últimos tempos bem nos tem demonstrado que a aposta radica no CONJUNTO. O regresso do Festival da Canção poderá ser uma via para re-avivar esta aposta no conjunto e dar mais oportunidades a quem merece.
Eu continuo a achar que o modelo que mais sucesso teria seria o da "regionalização saudável". Ligaria mais as pessoas ao festival e levaria muito mais gente a concorrer porque estaria mais perto dos pequenos autores.
get to know nice favorite site -
[url=http://trailfire.com/amoxil] amoxil cat [/url]
http://trailfire.com/amoxil
[url=http://trailfire.com/amoxil] 875 amoxil mg [/url]
find our special site -
[url=http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-mesothelioma] traditional mesothelioma treatments [/url]
http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-mesothelioma
[url=http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-mesothelioma] asbestos lung mesothelioma [/url]
Enviar um comentário